Sex, 20 de julho de 2018, 16:07

Professoras do Colégio de Aplicação vão à França para formação linguística
Ação faz parte do projeto Bilinguismo, que visa capacitar professores para darem aulas em francês

Duas professoras do Colégio de Aplicação (Codap) estão nesse momento realizando formação em língua francesa na Europa. Christiane Donato, professora de Biologia, e Marília Menezes, que ensina Educação Física, estão na cidade de Vichy, na França, pelo projeto Bilinguismo. A ideia é que haja capacitação dos docentes do colégio para o ensino de disciplinas do currículo regular em língua portuguesa/francesa. As professoras, que já estudam francês há três anos, agora fazem dois cursos com bolsa integral durante um mês.

O projeto de língua francesa/disciplina não linguística (DNL) é coordenado pelo professor Ricardo Costa dos Santos, que ministra Francês há cinco anos no Codap. Para ele, a capacitação dos professores é a primeira parte do projeto. “É preciso que os professores dominem a língua francesa primeiro para depois dominarem a sua disciplina também em francês e, enfim, ensiná-la”, explicou. Através do projeto, o Codap se tornou a primeira escola bilíngue em língua francesa em Sergipe e a segunda do Nordeste.

O professor Ricardo, do Codap, é o coordenador do projeto Bilinguismo (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

De acordo com Ricardo, o aprendizado bilíngue é fundamental para qualquer estudante, mas a ausência de Francês no conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio tem feito com que os alunos não se aproximem do idioma. “Se não está no Enem, as pessoas questionam qual o valor disso. Mas o Colégio de Aplicação está nessa caminhada para fortalecer ainda mais o ensino da língua francesa para nossos alunos”, disse.

Para a professora Christiane, tornar-se bilíngue através de capacitação profissional está contribuindo na ampliação da sua visão de mundo. “Na experiência, reinvento a mim e minha forma de atuar como professora. A imersão no aprendizado cotidiano da língua, bem como a preparação prévia, cria uma base mais robusta de trabalhar os saberes, vinculados a um panorama mais global de atuação do professor DNL”, explicou.

A professora Christiane Donato, de Biologia, faz parte do projeto (Foto: Schirlene Reis/AscomUFS)

Marília Menezes acredita que o projeto Bilinguismo tem sido um desafio pessoal e profissional. “Eu sabia que teria um longo caminho pela frente até adquirir a fluência mínima para iniciar as aulas de DNL. Ao mesmo tempo, vi aí a oportunidade de me engajar na aprendizagem da língua e da cultura e de construir uma prática pedagógica bilíngue em Educação Física”, afirmou.

A professora disse ainda que a capacitação dos docentes é fundamental para os alunos do Codap. “Será certamente uma grande oportunidade, pois a introdução a uma segunda língua por meio da aprendizagem bilíngue promove benefícios cognitivos, culturais e materiais significativos que farão diferença na vida de cada um deles”.

A professora Marília Menezes, de Educação Física, ficará durante um mês em Vichy, na França, para curso intensivo (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A formação das professoras é resultado de uma parceria do Codap com o Consulado e a Embaixada da França e a Aliança Francesa de Aracaju, sendo apoiada também por Cecília Goloboff, adida de Cooperação para o Francês no Nordeste.

Atualizado em: Qua, 25 de julho de 2018, 10:02