Ter, 23 de fevereiro de 2021, 08:19

Projeto de extensão lança concerto virtual no canal da TV UFS
Apresentação foi baseada nos protocolos de segurança contra covid-19
Projeto executa peças musicais, incluindo composições inéditas feitas para o conjunto. (fotos: Quarteto de Flautas da Bahia)

O Quarteto de Flautas da Bahia é um projeto de extensão articulado por meio da parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Financiado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão da UFS, surgiu a proposta intitulada “Similitudes Sergipe-Bahia: concerto virtual de flauta transversal baseado em novos protocolos de segurança contra covid-19”.

O repertório é apresentado pelos flautistas Lucas Robatto, João Liberato, Leandro Oliveira e Rafael Dias. A estreia do projeto em homenagem aos 200 anos de emancipação de Sergipe aconteceu de forma virtual no canal do Quarteto e, agora, o vídeo também foi lançado no canal do YouTube da TV UFS.

Assista: clique para acessar o concerto.

As gravações seguiram os protocolos de segurança contra covid-19

O professor do Departamento de Música da UFS (DMU) e flautista do concerto, João Liberato, explica que a ideia foi formar um quarteto que pudesse executar peças musicais com nível elevado, incluindo composições inéditas feitas para o conjunto, tanto de compositores brasileiros quanto de estrangeiros. “Além disso, começamos a perceber a necessidade de ir além da performance, desenvolvendo ações em outros âmbitos, como a da pesquisa artística, das edições musicais e do ensino de flauta transversal”, afirma.

“O lançamento do concerto virtual na TV UFS é mais uma ação acadêmica que fortalece o vínculo entre a universidade e o público em um período em que não nos restam muitas alternativas além das tecnologias virtuais. É preciso ressaltar que os cursos de formação artística são recentes na UFS, se comparados com outras universidades brasileiras, então é muito importante que os departamentos da área de artes ocupem mais espaço nos canais da universidade, com produtos artísticos cada vez mais qualificados”, relata o professor.

O concerto tem como objetivo contribuir com o fortalecimento e difusão da cultura da flauta transversal, no qual o repertório é constituído por peças totalmente inéditas que homenageiam o bicentenário da emancipação de Sergipe e celebram semelhanças e relações culturais com a Bahia.

O vídeo do Quarteto de Flautas faz homenagem ao bicentenário de Sergipe e celebra semelhanças e relações culturais com a Bahia

A apresentação musical é dividida, em primeiro lugar, com a peça que leva o nome “Três Emoções”, do compositor Rafael Dias, e cada um dos três movimentos da peça evoca um aspecto músico-cultural de Sergipe. No primeiro movimento, um xaxado que evoca momentos vividos pelo pai do compositor durante a infância na feira popular da cidade de Carira. O segundo movimento evoca o toque de Angola, em alusão à cultura negra presente na comunidade quilombola da Mussuca. Já o terceiro movimento é um frevo que faz homenagem ao bloco de carnaval Zé Pereira, de Neópolis.

Depois vem a peça “Similitudes”, do premiado compositor Fernando Cerqueira. Essa parte traz as semelhanças, de forma mais simbólica, com base serial-dodecafônica, fugindo do tonalismo das escalas, com cores e timbres que resultam da densidade do contraponto harmonia e das implicações sonoras características do quarteto de flautas transversais.

O próximo passo do Quarteto de Flautas da Bahia é o planejamento de uma série de vídeos didáticos e gravação de novas músicas compostas especialmente para o projeto, incluindo uma peça de Paulo Lima, que é um dos principais compositores brasileiros da atualidade, membro imortal da Academia Brasileira de Música.

“Para mim o sentimento é de alegria e satisfação. O projeto de extensão tem nos dado muito trabalho, mas tem tomado uma dimensão que não imaginávamos. Isso graças à parceria entre UFS e UFBA e à qualificação de todos os membros da equipe”, diz João Liberato.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Ter, 23 de fevereiro de 2021, 08:35