Sex, 30 de agosto de 2024, 22:27

Nota do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe
Posicionamento oficial do Departamento sobre denúncia de racismo

Nota do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe

O Departamento de Economia da UFS vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio a quaisquer atos discriminatórios, como racismo, homofobia ou outras formas de preconceito e intolerância, cometidos contra os alunos da nossa universidade. Tais comportamentos ferem a dignidade da pessoa humana e perpetuam a exclusão de diferentes grupos e indivíduos, o que é inaceitável em qualquer sociedade civilizada.

Além disso:

1. O Departamento de Economia sempre pautou suas ações em conformidade com a Lei e as normas da Universidade Federal de Sergipe diante de qualquer denúncia formal contra servidores alocados neste departamento, sejam eles professores ou técnicos administrativos.
  2. Em relação à denúncia ocorrida no dia 26/08/2024, o Departamento de Economia utilizará todos os recursos disponíveis para garantir o bem-estar dos alunos envolvidos, inclusive atendendo aos procedimentos administrativos iniciais propostos pela Universidade.
  3. O Departamento de Economia se coloca à disposição para colaborar com a Ouvidoria e a Corregedoria da Universidade Federal de Sergipe, instâncias essas que detêm a competência para a realização do processo investigativo. Reforçamos a necessidade de uma apuração justa e rigorosa dos fatos, assegurando que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e que o processo siga o correto rito institucional, sempre respeitando as garantias próprias de um Estado Democrático de Direito.

Reiteramos, por fim, que o Departamento de Economia não transige com qualquer situação que comprometa sua probidade administrativa, seu espírito de civilidade e a busca permanente pela excelência na formação de nossos alunos.

Conselho do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe